Sever do Vouga, bem como os restantes 4 municípios que integram a “Rota dos Moinhos de Portugal” associam-se às comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, que vai acontecer nos dias 10 e 11 de abril nestes 5 territórios da região centro

08 Abril 2021

Os Municípios de Sever do Vouga, Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas e Vagos, associaram-se à iniciativa do Dia Nacional dos Moinhos com uma programação cultural e turística, de promoção e divulgação do património molinológico, ainda marcadamente presente nestes 5 territórios. Este projeto foi distinguido no âmbito da 1° edição do curso ALA + T - Programa Nacional de Qualificação para a Administração Local Autárquica para o Turismo.

Um dos objetivos da “Rota dos Moinhos de Portugal + Portuguese Mills", prende-se com a criação de um produto único diferenciador que consiga atrair mais visitantes para o território e aumentar este nicho de oferta molinológica, intrinsecamente ligado às raízes culturais das suas comunidades. É também objetivo desta Rota alavancar todo um conjunto de outras ofertas turísticas e patrimoniais que se destacam nestes territórios de forma a criarem-se novas sinergias, através deste produto diferenciador tão marcadamente existente nestes 5 concelhos, pioneiros e dinamizadores desta rota.

UM POUCO DA HISTÓRIA MOLINOLÓGICA DO CONCELHO

Sever do Vouga é um concelho por excelência com imensas linhas de água, rios e cascatas sendo atravessado pelo rio Vouga. Existe ainda em número substancial a presença destes pequenos molinológicos, tendo ainda no seu território diversos moinhos em bom estado, denotando bem a importância que a moagem teve durante largos anos junto da comunidade agrícola do concelho.

Sever do Vouga tem incluído na oferta de trilhos, o percurso pedonal “Trilho dos Moinhos”, localizado na freguesia de Paradela do Vouga, que se desenvolve pelo centro dos núcleos rurais, pela levada de regadio na margem direita da Ribeira de Carrazedo, onde ainda se observam alguns dos 21 moinhos que existiam ao longo desta Ribeira, pelo meio de bosques de pinheiros, eucaliptos e carvalhos. Os terrenos agrícolas são também contemplados neste percurso que atravessa algumas plantações de milho, vinhas, laranjeiras e mirtilos. Ao longo deste trilho, também se pode perceber igualmente, a fé que estas comunidades tinham através de alguns exemplares de Alminhas.

Por tudo isto, visite Sever do Vouga e os restantes municípios da “Rota dos Moinhos de Portugal”, e desfrute das suas paisagens verdejantes, das cascatas, rios e canais da ria de Aveiro, do património histórico e cultural, da gastronomia, vinhos e licores e, acima de tudo, da alegria genuína e do saber bem receber das suas gentes locais.

SOBRE O PROGRAMA:

O programa de dois dias (10 e 11 de abril) vai ser dinamizado em simultâneo nas redes sociais dos 5 concelhos, com o seu início no sábado pelas 11h havendo depois diversas visitas virtuais. O domingo reserva diversos eventos dedicados à leitura com base nos moinhos, onde logo de manhã, pelas 11h, será a hora do conto, de Noelia Blanco e Valeria Docampo, baseado no seu livro dos moinhos e pelas 16h a leitura de um trecho da obra “O Último Moleiro do Rio” de Armando Ferreira. O evento encerrará com uma mensagem dos executivos de cada município integrado nesta Rota dos moinhos de Portugal.

O concelho de Sever do Vouga dá assim, as boas vindas a todos os que queiram conhecer estes misteriosos engenhos e estórias que proliferaram de Norte a Sul do País, e que muito tem a ver com a identidade cultural e etnográfica das comunidades rurais a nível nacional”.

rota1_1