Ministro do Ambiente visitou Sever do Vouga para inaugurar o sistema de Reserva das Bouças em Silva Escura

14 Abril 2021

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, e a Secretária de Estado do Ambiente, estiveram presentes no dia 12 de abril na inauguração do sistema de Reserva das Bouças em Sever do Vouga, União de Freguesias de Silva Escura e Dornelas.

A cerimónia começou por volta das 11.30, limitada apenas a alguns convidados, mas transmitida via streaming para permitir que a inauguração chegasse a todos aqueles que queriam presenciar este ato.

A obra traduziu-se na construção de um sistema de reserva com capacidade de 300 metros cúbicos, incluindo o sistema de cloragem e correção de PH, conduta elevatória numa extensão de 0,5 quilómetros e instalação de equipamento eletromecânico. A rede de distribuição de água foi criada numa área de três quilómetros e vai servir cerca de 64 ramais domiciliários.

Na inauguração foi apresentado alguns projetos de reutilização energética da ETAR de Sever do Vouga e da empreitada “Rede de Saneamento de Pessegueiro do Vouga”.

Fernando Vasconcelos, administrador da ADRA, deu as boas vindas aos convidados, enaltecendo no seu discurso a grande capacidade da empresa em efetuar investimentos no território dos 10 concelhos que a compõem e afirma mesmo que ainda muito investimento há a fazer nos próximos anos.

António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, enalteceu a vinda da comitiva ministerial e demonstrou grande satisfação pela inauguração daquela obra, que se situa na freguesia que o viu nascer e crescer, ressalvando contudo que ainda muito existe a fazer mas que o concelho tem conhecido nos últimos anos taxas de cobertura de água e saneamento acima da média da região, afirmando mesmo que se está no bom caminho, para uma cobertura a 100% nos próximos anos.

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, reforçou a vontade do governo em continuar a apoiar este tipo de investimentos na região, através de programas comunitários e governamentais, e salientou os muitos milhões de euros investidos nos últimos anos através da ADRA nos 10 municípios que constituem a sua área de concessão.