“Sever do Vouga a caminhar” vai promover iniciativas amigas do coração

20 Maio 2021

Diversas iniciativas mensais já estão agendadas até ao final do ano e o programa pretende devolver aos severenses os espaços públicos de lazer, através de iniciativas que visem os benefícios do exercício físico, bem como a participação em atividades de limpeza e recolha de lixo nos pontos turísticos.

A atividade física regular é um fator chave de proteção para a prevenção e o controlo das doenças não transmissíveis (DNTs), como as doenças cardiovasculares, a diabetes e alguns tipos de cancros. A atividade física também beneficia a saúde mental, incluindo a prevenção do declínio cognitivo e sintomas de depressão e ansiedade e pode contribuir para a manutenção do peso saudável e do bem-estar geral. De acordo com os dados do Eurobarómetro 2016, através de um estudo na qual participaram 1.900.000 pessoas de 168 países, a prevalência de inatividade física foi estimada em 27,5%, sendo a inatividade física definida como não fazer 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade elevada por semana, ou qualquer combinação das duas. Em Portugal, os valores estimados de inatividade física foram de 46% (40% nos homens e 52% nas mulheres).

Por todos os fatores supramencionados, Portugal encontra-se em terceiro lugar no ranking dos países com maiores índices de inatividade física e, por conseguinte, há muitas crianças/jovens a apresentarem obesidade, contribuindo para problemas ao nível da saúde, bem como os associados à autoestima.

Sabendo que o mundo atravessa um estado de pandemia, em que ainda não é possível estimar a retoma à normalidade, e sabendo que todos estes condicionalismos interferem no planeamento a longo prazo de ações que fomentem a atividade física, este programa denominado “Sever do Vouga a caminhar” propõe algumas datas em que se pretende que os severenses adiram e disfrutem de atividades que irão fomentar o gosto pelo ar livre e pelas diversas atividades. Segundo o Conselho de Ministros, do dia 11 de março de 2021, a partir de 3 de maio será possível a realização de atividades físicas ao ar livre, com os devidos cuidados de proteção.

Este programa visa a realização de diversas atividades, de forma gratuita, sendo uma por mês, nos vários percursos pedestres do concelho (PR’s – Pequenas Rotas), bem como a participação em atividades de recolha de lixo nalguns pontos nevrálgicos do concelho.

No calendário disponibilizado, apresentamos as propostas de atividades a realizar até ao mês de dezembro, ressalvando, contudo, e devido a todos os condicionalismos possíveis, que as datas poderão sofrer alterações:

23 de maio – PR2.1 Cabreia e Minas do Braçal

6 de junho – Caminhada com recolha de lixo nos PR’s

11 de julho – PR8 Trilho da Pedra Moura

8 de agosto – PR7 Trilho da Agualva

19 de setembro – PR6 Trilho dos Amiais

17 de outubro – PR10 Trilho do Gresso

14 de novembro – PR3 Rota das laranjeiras

12 de dezembro – PR9 Trilho dos Moinhos

Para o com acolhimento dos participantes, será feita a sua divulgação antecipadamente nas redes sociais do município, no site do município, através de cartazes distribuídos pelas várias freguesias e outros meios de comunicação.

As inscrições gratuitas serão efetuadas de forma online ou no balcão de atendimento da Câmara do Municipal de Sever do Vouga.

Ficha de inscrição

Dia Europeu dos Parques- FINAL