4ª EDIÇÃO DO FESTIVAL PAISAGENS ATRIBUIU 5 PRÉMIOS E 3 MENÇÕES HONROSAS

02 Junho 2021

O Filme “Elvis volta a casa” de Fatmir Koci da Albânia foi distinguido com o Prémio Longa Metragem de ficção nesta 4ª edição do “PAISAGENS, Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga”.

O Júri atribuiu ainda o Prémio Melhor Curta Metragem de Ficção ao filme “Boca do Inferno”, de Luis Porto (Portugal), e o Prémio melhor documentário de Longa-Metragem ao filme “Por detrás da moeda” (de Luís Moya, Portugal);

O Prémio Melhor Curta Metragem de Animação foi para ao filme “Piu-piu” (de Zhanna Bekmambetova, Rússia e o Melhor Documentário de Curta-Metragem foi atribuído ao filme “Juan Brito - Tamia” (de Alfonso Palazón, Espanha);

Para além destes prémios, o Júri decidiu atribuir ainda Menções Especiais aos seguintes filmes:

Menção Honrosa ao documentário de longa-metragem:

“Sobre Sonhos e Liberdade” (de Francisco Colombo e Marcia Paraíso, Portugal/Brasil);

Menção Honrosa à curta-metragem de ficção

“A tua vez” (de Cláudio Jordão e David Rebordão, Portugal);

Menção Honrosa à curta-metragem de animação

“Dois Balões” (de Mark C. Smith, EUA);

O júri internacional, que atribuiu os prémios e as menções honrosas prémios foi constituído por Filipe Pereira (Portugal) – encenador; Inês Abreu (Portugal) – atriz;  Justine Pietu (França) – investigadora; Madina Ziganshina (Rússia) – artista plástica; Mariana Lopes (Portugal) – investigadora; M. F. Costa e Silva (Portugal) – realizador e docente universitário; Simone Saibene (Itália) – realizador; Miguel Almeida (Portugal) – realizador e editor de imagem; João Machado (Portugal) – técnico de multimédia e Adriana Fernandes (Portugal) - técnica de som e imagem.

Tendo reunido 35 filmes em competição, vindos de 14 países, este evento teve o seu início na passada sexta-feira dia 28 de maio, com uma homenagem a António Costa Valente, cineasta e docente da Universidade do Algarve, que desde a primeira edição tem apoiado o PAISAGENS. A cerimónia decorreu no Centro de Artes e do Espetáculo.

No sábado dia 29, na Biblioteca Municipal, o “Dia da Criança” foi comemorado com uma seleção de filmes de animação do mundo que foram exibidos durante todo o dia. Neste espaço esteve também patente uma exposição de desenhos do artista Nelson Pinho, já desaparecido. Estas obras irão integrar o livro infanto-juvenil, “Tico e a Fada da Ria”, de José Vieira, tendo sido apresentado este projeto editorial e audiovisual, que proximamente deverá envolver os municípios da Ria de Aveiro, com o alto patrocínio da Região de Aveiro (CIRA) e dos seus municípios.

Paralelamente foi também apresentada a 1ª edição do “Prémio Helena Ramos” que tendo já as inscrições abertas e a decorrer até ao dia 31 de julho, irá estimular a produção de curtas metragens em Sever do Vouga, com a gala de apresentação dos vencedores prevista para setembro. O regulamento pode ser consultado no website oficial do festival.

Ainda no dia 29 de maio, no CAE, foi apresentado o filme “Uma Experiência em Sever”, filmado no concelho em 1971 por Paulo Rocha e que comemorou este ano 50 anos, numa organização do Museu Municipal.

PAISAGENS, Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga, já está a pensar na 5ª edição que deverá acontecer de novo em maio do próximo ano.

O Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga é uma organização da Câmara Municipal.