AdRA “Dá o Litro” pelo ambiente em Sever do Vouga

07 Julho 2021

A AdRA desenvolveu ao longo do presente ano letivo vários projetos de educação ambiental dirigidos ao público escolar e IPSS, mantendo a estreita colaboração com a Câmara de Sever de Vouga. Para fechar o rol de atividades de 2021/22, os Srs. Presidentes da Câmara de Sever do Vouga e do Conselho de Administração da AdRA, deslocaram-se ao Centro  Escolar de Sever do Vouga da AdRA assistir ao novo projeto online da AdRA, desenvolvido em tempos de pandemia, denominado “Dar O Litro”.

Estas atividades integram o projeto de educação ambiental no âmbito do Programa Bandeira Azul 2021 e cujo tema anual é “Recuperação dos Ecossistemas”.

“Dar O Litro” para fechar o ano letivo

Dirigido às turmas do 4º ano de escolaridade do primeiro ciclo, “Dar O litro” foi criado de raiz para que as atividades em aula anteriormente levadas a cabo pela empresa regional tivessem continuidade, mesmo com as restrições da pandemia. Basicamente, utilizando as novas tecnologias baseadas na internet, as crianças podem assistir online a uma aula, participar em jogos divertidos em tempo real e experimentar os novos conhecimentos adquiridos com experiências de laboratório que replicam, por exemplo, alguns processos físicos que ocorrem numa ETAR.

Concursos de expressão artística e celebração do dia Mundial do Ambiente e atividades em campos de férias

Para além da atividade “Dar o Litro”, tiveram continuidade as atividades “a Importância da Água em Sever do Vouga” (concurso interescolar de expressão artística e intervenção ambiental para alunos do 3º e 4º ano), também se celebrou com utentes da APCDI o dia Mundial do Ambiente, com o espetáculo “viagem à origem da água da torneira”, apresentado a 8 de junho no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga e já estão planeadas ações nos campos de férias.

Prémio para o Agrupamento Escolar de Sever do Vouga

Como resultado da participação no Concurso “a Importância da Água em Sever do Vouga” a AdRA entregou o prémio de 300 euros à direção do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga pela mão do Sr. Presidente da Câmara, António Coutinho e do Sr. Presidente do Conselho de Administração da AdRA, Fernando Vasconcelos.