Vouga Trail veste-se de verde para receber os novos campeões

10 Janeiro 2022

A 3ª edição do Vouga Trail decorreu este fim de semana  em Sever do Vouga, onde estiveram presentes alguns dos melhores atletas da modalidade, divididos por 5 distâncias: 55km, 35km, 25km 15km, 12 km caminhada e o Vouga Kids.

Os grandes vencedores da prova rainha, 55km, foram Bruno Ferreira e Alice Lopes, mas a grande surpresa aconteceu na prova que se revelou ser a mais competitiva, o Vouga Trail Longo 35km, em que os vencedores foram Pedro Barros e Vera Bernardo.

A prova, que integra os circuitos ATRP e que pontua para a ITRA – Associação Internacional de Trail Running e UTMB - Ultra-Trail du Mont-Blanc, teve início no Parque Urbano de Sever do Vouga e percorreu os mais emblemáticos locais da região, por paisagens deslumbrantes, de cortar o fôlego, tipicamente portuguesas.

Com a garantia de que todas as medidas de segurança estariam asseguradas, os atletas enfrentaram um exigente percurso, perante condições climatéricas adversas, com aquela chuva miudinha que acabaria por tornar o terreno bastante escorregadio e pesado.

Na linha de partida das principais distâncias foi possível identificar nomes sonantes da modalidade, sinal da grande competitividade que se avizinhava nos trilhos.

No Vouga Trail Ultra, Bruno Ferreira e Pedro Garrido assumiram a liderança, conseguindo ganhar terreno à medida que os km´s iam passando. Já na prova dos 35km, começou-se, como era de esperar, com um ritmo frenético, com  Bruno Silva, da FurFour, e Mário Elson, da Compressport Portugal, a liderarem quase toda a prova, sendo que, a partir do km 30, Mário Elson acabaria por assumir, até que, a 1km da meta, Pedro Barros e Nelson Santos acabariam por o ultrapassar, fechando assim o pódio. Nos 25km, João Rodrigues ainda apertou com o consagrado André Rodrigues, mas sem conseguir levar a melhor sobre este que, no final, acabaria por vencer.

No setor feminino, o grande destaque foi a Alice Lopes, vencedora dos 55km, que dominou sempre sozinha a frente da corrida.

No final do evento, o sentimento comum era de surpresa e satisfação. Surpresa, porque muitos dos atletas desconheciam as belas paisagens de Sever do Vouga, e Satisfação porque muitos já tinham saudades de percorrer trilhos, de voltar a sentir aquela sensação de liberdade que só o Trail Running nos proporciona.

Um especial agradecimento muito especial a todos os voluntários, parceiros, amigos e atletas, que contra todas as adversidades, conseguiram levar este evento avante, tornando-o no sucesso que podemos presenciar.