Sever do Vouga vai ter dois campos de basquetebol “3x3”

28 Março 2022

O acordo de cooperação, celebrado no passado dia 26 de março, entre a Câmara Municipal de Sever do Vouga, a Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), a Associação de Basquetebol de Aveiro e a Associação Cidade Social irá permitir a implementação do projeto 3x3 Basketart.

“O objetivo é trazer o basquetebol e o desporto para a rua, num espaço ao ar livre e aberto a todos”, diz o presidente da autarquia, Pedro Amadeu Lobo, salientando que a iniciativa surge “no contexto da aposta em diferentes modalidades desportivas, assim como na criação de novas infraestruturas no concelho”.

O autarca esteve presente na cerimónia de assinatura do protocolo, em Esgueira (Aveiro), acompanhado pelo vereador Ricardo Silva, responsável do pelouro do desporto.

A implementação do projeto será materializada com a criação de dois campos de "3x3" em Sever do Vouga e o apoio à dinamização do basquetebol nas escolas do concelho.

O 3x3 Basketart é uma medida desenvolvida pela FPB no quadro do seu programa nacional de promoção da modalidade, e consiste em desafiar todos os municípios do país a constituir-se como parceiros da estrutura nacional na promoção de hábitos saudáveis de vida dos seus habitantes através da prática informal do basquetebol.

Um dos objetivos é também dar mais espaço à vertente "3x3", que se estreou nos últimos Jogos Olímpicos, realizados em 2020 em Tóquio, Japão.