Rota da Vitela valoriza a gastronomia local

19 Maio 2022

A Rota da Vitela de Sever do Vouga, a decorrer entre 21 e 29 de maio, valoriza a gastronomia local e assume-se como um atrativo para visitar o concelho.

“A proposta é, de facto, gastronómica, mas o convite é também para que os visitantes desfrutem de todo o território, onde destacamos a vertente do património, percursos pedestres e paisagem”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Pedro Amadeu Lobo.

Durante nove dias, 16 restaurantes vão dedicar as suas ementas a este produto que é uma das imagens de marca do concelho – a “Vitela Assada com arroz de forno”.

“Este prato típico é uma componente importante da gastronomia local, cuja qualidade é reconhecida fora de portas, atraindo, por isso, muitos visitantes que escolhem regulamente a nossa restauração para saborear a iguaria”, salienta o autarca. “O objetivo de Sever do Vouga posicionar-se como destino turístico de excelência ganha com esta iniciativa, bem como outras que temos procurado integrar”, vinca.

Considerando que o certame será um estímulo para os restaurantes, dinamizando, consequentemente, a economia concelhia, Pedro Amadeu Lobo recorda que a autarquia “tem procurado, dentro das suas possibilidades, colmatar alguns dos problemas” com que se debatem os empresários do setor, designadamente a escassez de mão-de-obra qualificada.

Uma das primeiras medidas foi a implementação do programa “Formação + Próxima”, com as ações a decorrerem estes meses de maio e junho, fruto de uma conjugação de esforços entre a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e o Município de Sever do Vouga. “Trata-se de formação presencial, gratuita e à medida, que pretende estimular a economia e a atividade turística, incrementando a concretização de objetivos e metas de sustentabilidade”, sublinhou o presidente da edilidade.

A Rota da Vitela de Sever do Vouga é uma organização da Câmara Municipal, que conta com a colaboração da Confraria Gastronómica de Sever do Vouga e da Turismo Centro de Portugal.

rota_da_vitela
verso