Passar para o Conteúdo Principal

Clube Recreativo e Cultural de Talhadas

O futebol em Talhadas remota aos anos 30, quando os habitantes de então construíram um campo de futebol, á picareta baptizado como “Chão do Viroto”, que se situava na zona da escola primária da aldeia. Através de contacto com amigos e outras equipas de futebol, em freguesias mais ou menos vizinhas, eram realizados jogos alguns dos quais mais quentes pela rivalidade existente.

Os atletas iam de bicicleta ou a pé para alguns dos jogos que eram disputados fora, só quando surgiu nas Talhadas a primeira camioneta de transporte de materiais a equipa e os apoiantes viajavam em caixa aberta, aos domingos, aproveitando o gosto que o proprietário do veículo tinha pela modalidade.

Entre os anos 50 e 70 o Clube de Futebol “os Belenenses” das Talhadas cumpriu a função de representar a terra, em jogos sem carácter oficial mas que envolviam toda a comunidade, quer pela prática do jogo quer na assistência ao mesmo. No tempo em que, sem telefones e muito menos telemóveis, se utilizavam pombos correio para transportarem na anilha da pata o resultado de cada jogo ao intervalo e no final, especialmente para os mais ansiosos.

Foram os tempos de Celestino, Cardoso, Duarte, Joaquim e Álvaro Silva, Titolívio, Élio Ladeira, Zé Fernandes, Zé e Rui Nunes, Gigi, Nelito, Lebre e outros…

Mais tarde, nos anos 80 (a escritura foi feita em 21 de Março de 1980), surgiu o Clube Recreativo e Cultural de Talhadas, criado por carolas da terra com gosto pelo futebol. Conseguiram um terreno baldio (e um pouco particular) e construíram o parque de jogos da colectividade.

A inauguração aconteceu em 1 de Dezembro de 1980 com a presença do presidente da AFA, José Leão, e do Barreirense (militava na então II divisão nacional). A presença de tão ilustre equipa deveu-se ao facto do presidente de então, Fernando Cardoso, ser filho da terra, tendo inclusivamente oferecido dinheiro para a compra do primeiro equipamento oficial. O resultado foi de 11-1, a favor do popular e carismático clube do Barreiro.

Os árbitros foram Raul Ribeiro (do primeiro escalão nacional), auxiliado por Carlos Silva e Fernando Alves.

Pelo CRC Talhadas jogaram: António Nunes, o “Trempas”(marcou o golo), Gonçalves, Letras, Orlando, Almeida, Rocha, Pedro Veiga, Correia, Pinto, Correia II e Adelino.

O CRC Talhadas participou então no campeonato distrital da III Divisão e foi treinado por David Sucena – na altura, uma “estrela que surgiu de Águeda, devido à influência de algumas pessoas da terra. Ganhava 7.500 escudos, abandonando o cargo mais tarde por motivo de doença.

A equipa envolvia igualmente custos com jogadores e tinha deslocações ao norte do distrito, pois estava integrada com adversários da zona.

Os resultados também não foram os melhores (salvo o 4º lugar em 81/82), o ânimo foi-se quebrando, e assim a experiencia terminou passados alguns anos.

A participação oficial terminou a partir da época de 1988/89, mantendo-se contudo o parque desportivo, onde todos quererão certamente reviver momentos inesquecíveis de décadas anteriores.

O Clube Recreativo e Cultural de Talhadas inicia a sua participação no Campeonato distrital do INATEL passados 18 anos de ter cumprido a ultima época nos campeonatos Distritais de futebol da Associação de Futebol de Aveiro. Foi o regresso de Talhadas ás provas Oficiais de futebol.

Nos dias de hoje dado a conjuntura não nos é possível ter o Futebol em actividade pelo que nos temos dedicado a toda a parte cultural e desportiva. São exemplo disso as provas de Carrinhos de Rolamentos, a organização e contribuição do Carnaval com o desfile e enterro do entrudo, Festival de Sopas, Serração da velha, festas populares, jogos tradicionais, torneios de sueca e uma cooperação activa com todas as entidades da Freguesia e do Concelho.

Rua da Cabeçada, nº 3

Talhadas

3740 - 412 Sever do Vouga