“Pais do Avesso” apresentado em Encontro de Bibliotecas da UNESCO

23 Março 2018

A Biblioteca Municipal de Sever do Vouga foi convidada a apresentar o projeto “Pais do Avesso” no II Encontro da Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO. O tema deste ano foi o contributo das Bibliotecas Públicas para uma educação de qualidade ao longo da vida. A iniciativa, que pretende promover a partilha de boas práticas no âmbito da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), decorreu no dia 22 de março, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.

Promover o conceito de parentalidade positiva junto das famílias, através de um trabalho próximo da comunidade, é o objetivo do “Pais do Avesso”, que vai na sua segunda edição. O projeto é resultado de uma feliz parceria em que participam o Serviço de Ação Social do Município de Sever do Vouga e o Centro de Apoio Familiar e de Aconselhamento Parental “Raio de Sol”, da Associação Humanitária Mão Amiga, de Albergaria-a-Velha.

A preocupação com a educação dos filhos, a mudança do paradigma da educação autoritária para a parentalidade positiva, os papéis parentais, a comunicação, as birras, os castigos, os limites, o afeto e o colo são alguns dos assuntos que instigam a procura de informação e orientação profissional por parte de indivíduos com responsabilidades sobre a vida de menores. Ao longo das sessões, o projeto procura ajudar os educadores a encontrarem respostas a muitas das inquietações que fazem parte do dia-a-dia das famílias.

Recorde-se que o “Pais do Avesso” foi distinguido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) com uma menção honrosa, no âmbito da 3.ª edição do Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, que visa reconhecer projetos inovadores desenvolvidos por bibliotecas públicas municipais portuguesas.

Durante o encontro, foram ainda apresentados os projetos “Aprendizagem ao longo da vida: a Biblioteca ajuda”, da Biblioteca Almeida Garrett, “Biblioteca Municipal um Nó(s) da Rede(s) em prol da comunidade”, de Montalegre, “Esta Biblioteca, @ tua”, de Torres Novas, “Formação TIC para público sénior”, de Alcochete, e “Tricotar Histórias”, de Espinho.