Sever do Vouga: “O pequeno país dos frutos”

01 Junho 2018

O pequeno país dos frutos”, livro que João Pedro Mésseder dedica a Sever do Vouga, vai ser apresentado, no dia 5 de junho, para os alunos do 1.º e 2.º CEB do concelho. O pré-lançamento faz parte de um conjunto de ações pedagógicas que pretende contribuir para a consolidação da marca “Sever do Vouga, Capital do Mirtilo”. O lançamento oficial acontece no dia 28 de junho, pelas 15h00, durante a Feira Nacional do Mirtilo.

O pequeno país dos frutos”, que João Pedro Mésseder dedica a Sever do Vouga, Capital do Mirtilo, é a prova de que certos livros não têm idade para ser lidos. O autor convida-nos a saborear o pequeno fruto de bagas azuis e outros, em pequenos poemas. João Pedro Mésseder passeia pelos pomares severenses e enamora-se dos mirtilos colhidos no fim de uma qualquer tarde de verão. Faz-nos pensar em como pode ser doce a vida, entre as serras, com vista para o rio Vouga. Com as suas vibrantes e atraentes ilustrações, Paul Hardman confirma-o.

O pré-lançamento, que se divide em duas apresentações (10h00/15h00) será feito no Dia do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga, com a presença dos autores. Além da sessão de autógrafos, haverá ainda um momento musical com a colaboração do grupo Cantos e Cordas, da Universidade Sénior do Rotary Club, e da Jobra. As cerca de 470 crianças presentes vão receber um exemplar do livro, oferta da Câmara Municipal de Sever do Vouga, e serão assim os primeiros leitores da obra.

Em abril, o tema “O país dos pequenos frutos” começou a ser trabalhado nas escolas, de forma a despertar a curiosidade das crianças para o livro, sensibilizando-as para as potencialidades do território. O 1.º CEB ilustrou alguns dos poemas e o 2.º CEB construiu mirtilos para adornar as árvores do concelho.

Ainda no âmbito da divulgação deste livro, estão a ser desenvolvidas outras ações, dirigidas a diferentes faixas etárias, que visam também promover a coesão e afirmação territorial de Sever do Vouga, através da apreensão cultural de todo o conceito envolvente.

O lançamento oficial está marcado para o dia 28 de junho, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal de Sever do Vouga, no âmbito da Feira do Livro, que decorre em simultâneo com a Feira Nacional do Mirtilo.