Mirtilo convida os portugueses a descobrir Sever do Vouga

25 Junho 2018

Entre os dias 28 de junho e 1 de julho, a Feira Nacional do Mirtilo regressa ao Parque Urbano da Vila de Sever do Vouga. A edição deste ano conta com um programa reforçado dirigido aos profissionais do sector e às famílias que visitam a “Capital do Mirtilo”. A apresentação da feira, cuja entrada é gratuita, foi feita pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, no dia 21 de junho, numa conferência de imprensa que reuniu 17 profissionais da comunicação social.

Durante quatro dias, o “rei dos antioxidantes” convida os portugueses a descobrir Sever do Vouga. “Temos vindo a apostar numa organização transversal que não se limita à divulgação do mirtilo e suas potencialidades, mas que promove de forma integral o nosso concelho e o que de melhor temos para oferecer”, afirmou Almeida e Costa, dando como exemplo o património histórico e natural, a gastronomia e o artesanato. O autarca sublinhou a articulação entre os equipamentos culturais municipais no desenvolvimento de atividades, assim como o envolvimento dos agentes locais na feira. O resultado são quatro dias cheios de iniciativas.

Além da programação permanente, com ações dentro e fora do recinto, os visitantes podem usufruir de mais de 60 atividades. Com inauguração prevista para as 11h00, são as crianças que dão as boas-vindas com o desfile dos “mirtilitos”, em que os mais pequenos percorrem o centro da Vila com trajes originais inspirados no pequeno fruto de bagas azuis. Ainda pela manhã, será apresentada a escultura alusiva ao mirtilo (12h00) no Parque Urbano da Vila.

A componente técnica continua a ser uma forte aposta da organização. Através de palestras e sessões gratuitas, haverá partilha de conhecimentos que vão da plantação à transformação, passando pela certificação, conservação do fruto e pressupostos legais. Os visitantes terão ainda acesso às novidades recentes da cultura do mirtilo com os mais de cem expositores presentes: empresas ligadas à fileira dos pequenos frutos, produtores, comercializadores e viveiristas. Haverá também possibilidade de comprovar a versatilidade do mirtilo e degustar compotas, licores, chás, infusões, bolos, tartes, gelados, entre muitos outros produtos.

Para quem procura desfrutar de momentos de lazer, a organização preparou um conjunto de atividades que podem ser vividas em família. Além da animação infantil, em que as crianças terão um espaço próprio e atividades a decorrerem na Biblioteca Municipal, haverá showcookings com chefs e nutricionistas, apanha do mirtilo, desporto ao ar livre, caminhada da rota do mirtilo com degustação, desfile de moda, rota do mirtilo em vespa, comboio turístico, concertos, performances e DJ’s, e outros eventos em simultâneo que integram o calendário de atividades da Feira Nacional do Mirtilo. É exemplo disso o Festival de Guitarras Mágicas, com artistas internacionais, o Mirtilo Cup, com jogos de futebol no Estádio Municipal dos Padrões, Festim, com músicas do mundo, e a Feira do Livro, na Biblioteca Municipal, com o lançamento de livros, em que o destaque vai para “O pequeno país dos frutos”, alusivo a Sever do Vouga.

Motivos mais que suficientes para visitar a feira que, este ano, conta com a transmissão em direto do programa da TVI, “Somos Portugal”, durante toda a tarde de domingo, dia 1 de julho.

CO-832018_-_Feira_Nacional_Mirtilo__2_