VougaPark: cinco anos a apoiar as empresas da região

27 Novembro 2018

Com 25 empresas instaladas, que empregam 150 pessoas, responsáveis por um volume de faturação anual superior a seis milhões de euros, o VougaPark-Centro de Inovação assinala, a 30 de novembro, cinco anos de funcionamento. Em dia de aniversário, que será comemorado com a comunidade empresarial, será inaugurado o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta. Trata-se de mais um passo na consolidação de uma maior oferta formativa para a região, aposta que a Câmara Municipal de Sever do Vouga tem defendido nos últimos anos.

A cerimónia tem início às 14h30 com os discursos institucionais do presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, e do secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino. Segue-se a apresentação dos últimos indicadores económicos do VougaPark-Centro de Inovação, pela coordenadora Andreia Fonseca, e a inauguração do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, com o vice-reitor Domingos Caeiro. A cerimónia termina com um networking.

A inauguração de um Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta vem consolidar a aposta da Câmara Municipal de Sever do Vouga na componente formativa, que teve início em 2015, com a abertura da Unidade de Tecnologias da Escola Profissional de Aveiro (EPA) no VougaPark-Centro de Inovação, sendo este hoje o maior polo da EPA na Região de Aveiro.

Assente na metodologia de ensino à distância, trata-se de uma inovadora opção de Ensino Superior para toda a Região de Aveiro. Desta forma, os jovens e adultos (com o 12.º ano ou que prestem provas no Acesso para Maiores de 23 anos) podem, em qualquer parte do país ou estrangeiro, valorizar a sua formação mediante os seus interesses, motivações e disponibilidade.

Serviços e apoios disponibilizados
Criado em 2013, no âmbito da estratégia municipal de desenvolvimento económico, o VougaPark-Centro de Inovação, que transformou a antiga “Fábrica das Massas Vouga” numa incubadora e área de acolhimento empresarial, teve como principal objetivo criar um ecossistema de inovação e de suporte às empresas, fomentando e promovendo o empreendedorismo.

Ao longo dos anos, o VougaPark-Centro de Inovação tem disponibilizado espaços e serviços para a criação de projetos diferenciadores ligados à Metalomecânica, Agronegócio, Turismo de Natureza e Floresta, sendo estas as suas principais áreas de especialização. Entre os serviços e apoios disponibilizados, o destaque vai para os programas de incubação física e virtual disponibilizados aos empreendedores. Os serviços básicos incluem o acesso a espaços e serviços comuns; a divulgação de informação de interesse empresarial pelos incubados, bem como a promoção de networking e de uma rede de parcerias estratégicas.

Já os serviços avançados contemplam serviços de gestão (acompanhamento e mentoria de projetos e sessões de capacitação), serviços de marketing (participação conjunta em eventos e iniciativas de destaque, apoio à definição e implementação da estratégia de comunicação e marketing), serviços de assessoria jurídica, apoio ao desenvolvimento de produtos e serviços (propriedade industrial e patentes), serviços de financiamento (apoio e mediação no acesso a fontes de financiamento, apoio a candidaturas e concursos de empreendedorismo e inovação).

No que diz respeito às infraestruturas de apoio, as empresas podem usufruir do auditório, salão de exposições, salas de reuniões, oficinas, restaurante e bar. E ainda de serviços como apoio à gestão e mentoria, vigilância 24 horas e limpeza das instalações, apoio à criação de empresas, assessoria e apoio jurídico, apoio na elaboração de planos de negócio e estudos de viabilidade económica, apoio na elaboração de planos de marketing, propriedade intelectual e registo de patentes, apoio à elaboração de candidaturas, apoio ao investimento de capital de risco, entre outros.