VougaPark-Centro de Inovação: cinco anos a valorizar a região

03 Dezembro 2018

“Vemos que valeu a pena o voto de confiança dado à Câmara Municipal de Sever do Vouga. Os números do VougaPark-Centro de Inovação são a prova disso”. A afirmação é de Jorge Brandão, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), entidade gestora do Programa Mais Centro, que financiou em 6,5 milhões de euros o projeto que deu uma nova vida à antiga fábrica das Massas Vouga.

Jorge Brandão falava durante a comemoração do quinto aniversário do VougaPark-Centro de Inovação, assinalado a 30 de novembro, para um auditório que reuniu, sobretudo, a comunidade empresarial da região. A transformação da antiga fábrica das Massas Vouga numa moderna incubadora e área de acolhimento empresarial era um anseio antigo da autarquia severense e mostra o que é possível acontecer quando visão e ação se conjugam.

Hoje, são 25 as empresas instaladas, que empregam 150 pessoas e geram um volume de negócios superior a seis milhões de euros. “Além de ter requalificado uma infraestrutura, não se tratou apenas da criação de uma área de acolhimento empresarial, mas da construção de um projeto voltado para o futuro, com ênfase nas questões científicas e tecnológicas, dando especial atenção aos recursos locais”, disse Jorge Brandão, sublinhando que “o caminho passa exatamente por explorar o potencial do conhecimento em prol do território e das nossas empresas”.

António Coutinho, presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, recordou o percurso do VougaPark-Centro de Inovação, referindo que o seu crescimento tem sido substancial. “Passados cinco anos, temos a casa cheia”, disse o autarca. Com uma área de acolhimento empresarial, uma incubadora associada à rede da Incubadora de Empresas da Região de Aveiro-IERA e, ainda a Escola Profissional de Aveiro, com a Unidade de Tecnologias, o maior polo da Região de Aveiro, com cerca de 400 alunos, o VougaPark-Centro de Inovação ganhou mais um reforço, com a inauguração do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta (UAb).

Quando criado em 2013, o VougaPark-Centro de Inovação teve como principal objetivo criar um ecossistema de inovação e de suporte às empresas, fomentando e promovendo o empreendedorismo, recorda Andreia Fonseca, diretora de operações. “Temos disponibilizado espaços e serviços para a criação de projetos diferenciadores ligados à Metalomecânica, Agronegócio, Turismo de Natureza e Floresta, sendo estas as nossas principais áreas de especialização”, explica, acrescentando que, entre os serviços e apoios disponibilizados, o destaque vai para os programas de incubação física e virtual. Os serviços básicos incluem o acesso a espaços e serviços comuns; a divulgação de informação de interesse empresarial pelos incubados, bem como a promoção de networking e de uma rede de parcerias estratégicas.

co_1572018___5_aniversario_vougapark__2_
co_1572018___5_aniversario_vougapark__3_