Bandeira Azul reconhece qualidade ambiental da praia fluvial Quinta do Barco

10 Maio 2019

A ABAE-Associação Bandeira Azul da Europa atestou a qualidade ambiental da praia fluvial Quinta do Barco, através da atribuição de uma Bandeira Azul. O galardão é concedido por um júri internacional que reconhece medidas e ações em prol do Ambiente.

A Bandeira Azul funciona como um selo ecológico atribuído às praias fluviais e costeiras que cumprem critérios em diferentes áreas que vão da Informação e Educação Ambiental à Qualidade da Água, passando pela Gestão Ambiental e Equipamentos, bem como Seguranças e Serviços. Este ano, entre as 44 praias da Região Centro reconhecidas com a Bandeira Azul, 28 são costeiras e 16 interiores, abrangendo um total de 19 concelhos. Ao todo, no país, foram reconhecidas 352 praias.

Educar para o desenvolvimento sustentável é um dos objetivos do Programa Bandeira Azul. Para 2019, o desafio passa pela sensibilização do papel dos rios enquanto ligação entre a terra e o mar, bem como para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, alertando, assim, para as consequências do comportamento humano.

Em Sever do Vouga, a Câmara Municipal irá desenvolver nove ações, no âmbito do programa Azul tem este ano como tema “Do rio ao mar sem lixo”, sendo elas: “A importância da Água em Sever do Vouga!”, “Água é Vida! Curiosidades, problemas e soluções”, “Ambiente sobre rodas!”, “Aprender fora de portas em Ecossistemas Fluviais”, “Brincadeiras na praia - ponto de partida para Eco-atitudes”, “Descobrir o outro lado - Roteiro da Água para Todos!”, “Do Rio ao Mar sem Lixo!”, “O Ar e o Mar que respirámos!” e “Os suspeitos do costume - Do Rio ao Mar sem lixo!”.

As atividades, de acordo com a autarquia severense, visam sensibilizar e educar para as questões ambientais, através da adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização dos recursos. Alertar para a importância da conservação, melhor gestão e preservação, com especial atenção aos rios, são outros dos objetivos que vão ao encontro dos definidos pela ABAE.