Volta em Bicicleta une Municípios da Região de Aveiro em torno da Educação

06 Junho 2019

Cinco dias, 155 quilómetros, mais de 1000 alunos e 100 colaboradores a pedalar. A 4.ª Volta da Educação em Bicicleta regressa à estrada, entre os dias 24 e 28 de junho. Promover a união entre pessoas e entidades em torno do valor maior que é educar é o objetivo da iniciativa, organizada pela Escola Profissional de Aveiro (EPA), em parceria com as 11 Câmaras Municipais da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

Com a Unidade das Tecnologias (UniTEC), o maior polo da EPA, a funcionar em Sever do Vouga, no VougaPark-Centro de Inovação, Almeida e Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, sublinha a relevância da iniciativa. “A Volta vai, uma vez mais, alertar para a importância da Educação e fará isso a percorrer toda a Região de Aveiro, mostrando que o desenvolvimento dos territórios deve, também, ser pensado como um todo, sensibilizando assim para a coesão da região”, afirma o autarca, acrescentando que “nesta Volta, os 11 Municípios da Comunidade Intermunicipal de Aveiro estão em pé de igualdade ao terem oportunidade de promover o seu território. Que esta iniciativa sirva para cimentar esta unidade que é muito importante, mas que, por vezes, em termos práticos é posta em causa”.

Com saída em Ovar, no dia 24 de junho, os jovens vão conhecer as paisagens da região, terminando a volta em Aveiro, na EPA, no dia 28 de junho. Em cada Município, será transmitido o programa “Volta no Sofá”, em direto pelo Canal Central. Durante a emissão, cada concelho terá oportunidade de promover as suas atividades culturais, gastronomia, eventos, entre outros, mostrando com o que de melhor contribuem para consolidar e posicionar a Região de Aveiro como uma marca de referência. Em 2018, mais de 30 mil pessoas assistiram o programa "Volta no Sofá".

O percurso:

Dia 24 de junho: