Passar para o Conteúdo Principal

Câmara Municipal incentiva produção da raça arouquesa

30 Julho 2019

Já está em vigor o Regulamento Municipal de Incentivo à Criação de Gado Tradicional – Raça Arouquesa, criado pela Câmara Municipal de Sever do Vouga e publicado no Diário da República, a 30 de julho. Considerando que “a produção de gado bovino de raça arouquesa é bastante insuficiente, não só no nosso concelho, como na região”, o apoio visa, como explica a autarquia, contrariar este cenário.

Com o incentivo, a Câmara Municipal de Sever do Vouga pretende, como explica o presidente António Coutinho, dar o seu contributo para "fazer renascer a tradição de criação do gado tradicional e promover também a defesa do património genético da raça arouquesa, cuja produção contribui para o desenvolvimento económico do concelho". O autarca recorda que “o gado arouquês é o mais utilizado na confeção da vitela assada à moda de Sever do Vouga, prato representativo da nossa cozinha tradicional e que integra a Rota da Lampreia e da Vitela, evento anual que organizamos e que atrai milhares de visitantes”.

O incentivo passa pela atribuição de um prémio anual de 150 euros por animal, a conceder aos produtores ou proprietários de animais de raça arouquesa, com três ou mais meses de idade. O bovino ter nascido ou ter sido criado em Sever do Vouga é uma das condições para a atribuição do incentivo que pode ser acumulado com os prémios do concurso pecuário da Feira do Arestal. As candidaturas devem ser apresentadas até 30 dias antes da feira que se realiza a 25 de julho. Está previsto ainda um incentivo à certificação da raça arouquesa junto da ANCRA – Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa.

Paralelamente, a Câmara Municipal de Sever do Vouga reforçou pelo segundo ano consecutivo o apoio à organização da Feira do Arestal.

co_702019___incentivo_raca_arouquesa__2_
co_702019___incentivo_raca_arouquesa__3_