Sever do Vouga: Projeto Transnacional ERASMUS+ inicia nova fase com plataforma digital

15 Novembro 2019
O projeto “Do namoro ao casamento – uma prática de formação em contexto de trabalho com sucesso!”, financiado pelo Programa Erasmus +, parcerias de aprendizagem para o Ensino e Formação Profissional, reinicia mais uma fase de formação em empresa, com a definição das competências essenciais e transversais a incluir na plataforma digital.

A parceria nacional deste projeto entre a Câmara Municipal de Sever do Vouga, a Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA), através da Escola Profissional de Aveiro (AEVAEPA), a empresa A. Silva Matos Metalomecânica e o Instituto Politécnico do Porto (IPP), visa a cooperação na criação de uma metodologia de ensino nova. Com vista a colmatar as dificuldades sentidas em encontrar mão-de-obra especializada nas áreas da Metalurgia, Mecânica, Mecatrónica e Manutenção Industrial, o projeto vai reunir esforços em Portugal, Espanha e Itália.

A segunda reunião do presente ano letivo decorreu no passado dia 17 de setembro, na AEVA, contando com a presença de representantes da EPA, da A. Silva Matos, do IPP e do Município de Sever do Vouga. Entre assuntos diversos, abordou-se a plataforma digital que será utilizada na avaliação e da validação de competências adquiridas pelos alunos, que terá um papel preponderante para o bom desenvolvimento do projeto. Esta irá permitir a transparência e a certificação da formação realizada,
sendo o Instituto Politécnico do Porto responsável pelo desenvolvimento da mesma.

As entidades voltaram a reunir no dia 11 de outubro, encontro em que foi possível a apresentação e o teste da plataforma. Pôde contar-se, também, com o gabinete de comunicação da Câmara Municipal, para que se delineasse uma estratégia de comunicação ajustada às necessidades da iniciativa.

Posteriormente, a 24 de outubro (fotografias disponíveis), as partes envolvidas reuniram novamente, para a definição do perfil do aluno e das respetivas características, considerando as expectativas da entidade de acolhimento e do próprio. Aquando da ida dos alunos para a organização espanhola, a aplicação de conhecimento será no âmbito das duas áreas ou, idealmente, em áreas complementares, com vista a estender o leque de aprendizagens. Adequar-se-á, assim, a área de formação para criar um
currículo mais útil para os estudantes e, também, para as empresas que procuram jovens com qualificações e competências ajustadas ao mercado de trabalho atual.

O projeto inclui um programa de tutoria, sendo que cada aluno será acompanhado e avaliado na plataforma exclusivamente criada para o projeto. A coordenação será da responsabilidade do Engenheiro José Clara, da entidade parceira, A. Silva Matos, com o auxílio de dois tutores da área da manutenção e da produção da EPA/AEVA, abrangendo-se competências das duas áreas.

Pretende-se a obtenção de um produto inovador, com impacto positivo para todas para todas as partes. Para o Município, salienta-se a interação das duas organizações (AEVA-EPA e A. Silva Matos) como resultado muito satisfatório e um contributo rico para o concelho.

Para o projeto crescer exponencialmente e originar os melhores resultados, é necessário que haja continuidade e esforço de todas as partes, tendo que existir um acompanhamento acrescido por parte da instituição de ensino. Destaca-se a importância da cooperação para potenciar este vínculo, para que possa crescer.

Esta segunda fase de formação arrancou no final do mês de outubro, indo contribuir para o aumento da produtividade e competitividade do tecido empresarial, através da oferta de oportunidades aos jovens. Naquilo que são as suas competências, o Município de Sever do Vouga, assegura, também, o transporte dos alunos entre as instituições UniTec/VougaPark – A. Silva
Matos, contribuindo para a sustentação e desenvolvimento do projeto no terreno.
dscn2083