V Edição de Concurso de Ideias promete inovar com 6 módulos de aprendizagem

22 Novembro 2019

O Concurso de Ideias “Lança o teu Futuro!” arrancou na passada terça-feira, 19 de novembro, no Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga.

A sessão de abertura contou com a presença de Elizabete Henriques, Vereadora do Município de Sever do Vouga; Andreia Fonseca, coordenadora do VougaPark; Ana Sampaio, representante da Sanjotec; Hélder Sampaio, responsável da MAGNA Consultores e a Direção do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga.

Para Andreia Fonseca, esta será mais uma edição “de conceitos e pessoas novas a acompanharem a iniciativa.” Este ano, vão a concurso dez projetos e “é muito gratificante ver a diversidade de projetos que existe e como estes podem crescer com a ajuda dos júris”, diz a responsável pelo VougaPark.

Cada vez mais, a criatividade tem um papel de destaque no empreendedorismo e na gestão de empresas, tornando-se este tipo de iniciativas uma mais valia para os alunos adquirem experiência nestes campos. “É importante aproveitar oportunidades como esta para pôr ideias em prática e este trabalho permite a expansão das mesmas a nível nacional ou internacional”, destacou a Vereadora da Câmara Municipal.

Para os profissionais que têm vindo a acompanhar o percurso dos concorrentes ao longo das edições, reconhece-se a evolução dos mesmos ao longo do processo, com o acompanhamento de que dispõem. Este é mais um incentivo para os jovens apostarem neste concurso, porque irão adquirir ferramentas importantes para as suas vidas futuras, podendo tirar dúvidas e aprendendo mais, como explica Ana Sampaio.

A primeira fase do concurso continuou a decorrer, no Vougapark, onde se seguiu uma tarde de trabalho com os participantes candidatos a concurso, com o apoio da MAGNA Consultores. Sob a temática “Design Thinking e Empreendedorismo”, Hélder Sampaio conduziu o primeiro módulo, de componente teórico-prática, para os alunos do ensino profissional. O consultor demonstrou, ainda, o seu objetivo em “começar o programa de modo a inspirar quem não está a participar, para que venha no próximo ano.”

O segundo módulo decorreu no dia 21 de novembro, com foco no tema “Modelos de Negócio no Desenvolvimento de Projetos e Análise de Mercado”, começando, também, às 10h no Agrupamento de Escolas e continuando às 14h no Vougapark. Com o mesmo horário, os trabalhos irão continuar no dia 3 de dezembro sobre “Análise Financeira”; no dia 5 acerca de “Estratégias de Marketing”; a 7 de janeiro, abordando “Figuras Jurídicas para Projetos e Propriedade Intelectual” e a 9 de janeiro atentando na “Comunicação Criativa e Pitch”. O evento final será no dia 16 de janeiro, às 10h no Vougapark, para a apresentação dos projetos, representando o culminar de todo este processo de aprendizagem e crescimento.

vougapark2