Comunicado do Presidente da Câmara

01 Maio 2020

Caros Severenses,

Terminado o Estado de Emergência, começa a 3 de maio o Estado de Calamidade. O Estado de Calamidade é o nível mais elevado da intervenção, previsto na Lei de Bases de Proteção Civil e aplica-se em caso de catástrofe de grande dimensão, depois de uma situação de alerta e de contingência.

Fica com isto bem explícito que é necessário continuar com as medidas de proteção e prevenção da pandemia do Covid-19, embora com menor rigidez e até com abertura de determinados serviços e atividades, mas sempre seguindo as regras com o rigor que até aqui nos caracterizou.

Foi aprovado um conjunto de medidas, com vista ao levantamento gradual do confinamento e ao início da fase de recuperação e dinamização da economia.

O esforço das pessoas tem sido muito importante para a contenção da pandemia, mas há ainda muito a fazer e muitos cuidados a ter, pelo que continuo a apelar à responsabilidade dos Severenses, no sentido de continuarem a cumprir as regras e manterem, sempre que possível, o confinamento em casa e quando tiverem que sair para o trabalho, para as compras, para consultas médicas ou outras situações inadiáveis, usem máscara e mantenham sempre o distanciamento social, procurando estar a 2 metros da pessoa mais próxima, evitando concentrações e aglomerados de pessoas.

Importante continua a ser a higienização e desinfeção, por isso lave muitas vezes as mãos com água e sabão e desinfete sempre que possível com uma solução de álcool.

Passa a ser obrigatório o uso da máscara em transportes, nos serviços de atendimento público, nas escolas (funcionários, professores e alunos) quando se reiniciarem as aulas do 11º e 12º anos.

A partir do dia 4 de maio podem abrir vários estabelecimentos comerciais de menor dimensão e com porta para a rua, comércios ligados ao mercado automóvel, cabeleireiros, barbeiros,       manicures, livrarias. Também a nossa biblioteca já reabrirá ao público, o mesmo acontecendo com o Vougapark. Ao utilizarem a ecopista cumpram também as indicações de utilização, procurando circular sempre pela esquerda e mantendo as distâncias aos outros utilizadores.

O Município e as Juntas de Freguesia já iniciaram a distribuição de máscaras pelos estabelecimentos comerciais e por todas as habitações do concelho, tendo ainda disponíveis para entrega nas suas sedes.

Quero agradecer a todos a forma responsável como têm cumprido as regras estabelecidas pelas várias autoridades.

Quero ainda agradecer a quem muito tem contribuído e continua a contribuir para a  prevenção e proteção dos nossos munícipes, os profissionais de  saúde, a GNR, os Bombeiros, as IPSSs e as empresas e associações, que colaboram com a doação de equipamentos de proteção individual ( Conforteam, Serriforja, Sílvia Carvalho, Encosta da Oliveira, CATLUSOPLAST Lda, OLI ).

A todos muito obrigado.

O Presidente da Câmara