Comunicado do Presidente da Câmara Municipal

14 Novembro 2020

Caros Munícipes / Severenses,

Neste momento difícil que todos vivemos e Sever do Vouga em particular, devido ao aumento recente dos casos ativos de Covid-19 (cerca de 170), que nos continua a colocar na lista dos municípios de elevado risco de propagação da doença, é necessário e dever de todos, cumprir as regras e medidas adotadas e decretadas pelo Governo e evitar os contactos e a transmissão do vírus.

Os próximos fins-de-semana serão bastante diferentes dos anteriores e muito mais duros porque é necessário ficar em casa.

São criadas novas regras a aplicar aos concelhos de elevado risco de propagação como é o nosso caso.

As regras incidem mais sobre o funcionamento de determinados estabelecimentos, fora do período entre as 8.00H e as 13.00H aos sábados e domingos. Depois deste horário ficam suspensas as atividades de comércio a retalho e a prestação de serviços e apenas podem funcionar as farmácias, clínicas e consultórios médicos, funerárias, venda de produtos alimentares, naturais e dietéticos, de saúde e higiene que disponham de pequenas áreas e com entrada independente, a partir da via pública.

Nos fins-de-semana, os restaurantes e similares apenas poderão funcionar até às 13.00H, podendo funcionar depois dessa hora para entregas ao domicílio.

Mantém-se a proibição de circulação na via pública, diariamente entre as 23.00H e as 5.00H, bem como aos sábados e domingos no período entre as 13.00H e as 5.00H com as seguintes exceções: trabalho justificado, profissionais de saúde, trabalhadores de instituições de saúde e apoio social, agentes da proteção civil, segurança, órgãos de soberania, deslocações por motivos de saúde, aquisição de produtos de farmácia, mercearia, produtos alimentares e de higiene de pessoas e animais, assistência a pessoas vulneráveis, passeios para animais de companhia e regresso a casa, após as saídas atrás referidas.

Vamos todos contribuir, cumprindo estas regras e obrigações e ficar em casa.

OBRIGADO

O Presidente da Câmara