Plano estratégico para a floresta foi aprovado e segue para aprovação pelo ICNF

16 Março 2021

Foi apresentado e aprovado o novo Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios, pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDF) de Sever do Vouga que segue agora para validação no Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Decorreu no dia 5 de março a reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta (CMDF) de Sever do Vouga, por videoconferência (em direto do salão nobre da Câmara Municipal). Estiveram representados nesta reunião os Bombeiros Voluntários de Sever do Vouga, a Coordenação Municipal da Proteção Civil, a Cooperativa Agrícola de Sanfins, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto de Mobilidade e Transportes, o Núcleo da Proteção Ambiental da GNR de Águeda, a Associação Humanitária de Talhadas, o Grupo de Intervenção Proteção e Socorro da GNR de Vale de Cambra, a Unimadeiras, a Florecha, bem como os representantes da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Sever do Vouga, e do seu gabinete de Ambiente e Serviços Urbanos.

Na reunião foi emitido um parecer ao Plano Municipal de Defesa da Floresta contra incêndios (PMDFCI) para o período de 2021 a 2030, e visa operacionalizar ao nível local e municipal as normas contidas na legislação DFCI, em especial no Decreto-Lei n.º 124/2006 de 28 de Junho, na sua redação atual e legislação complementar. Emitido o parecer favorável da CMDF, o Plano e após algumas alterações sugeridas em sede de reunião da Comissão, seguiu para emissão de parecer vinculativo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Posteriormente ainda terá que ir a discussão pública, aprovação em Assembleia Municipal e publicação no Diário de República.

António Coutinho, Presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, adianta ainda que o plano agora discutido e aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta de Sever do Vouga tem uma análise à situação do concelho e adianta medidas sobre a forma de atuar, na área da prevenção e do combate a incêndios.