Censos 2021 arrancou em Sever do Vouga e movimenta centenas de pessoas nesta megaoperação estatística

21 Abril 2021

Realizados uma vez por década, os censos 2021 arrancaram em todo o país e pretende-se com esta megaoperação estatística ficar a conhecer melhor a realidade do país, no sentido de se corrigirem os diversos resultados obtidos nos censos anteriores.

A palavra “Censos” corresponde à designação abreviada das operações estatísticas do Recenseamento Geral da População e do Recenseamento Geral da Habitação e constituem o grande referencial de informação estatística para a caracterização sociodemográfica da população e do parque habitacional em Portugal.

Os Censos permitem conhecer melhor algumas características do país, tais como a sua população e o seu parque habitacional. A informação recolhida permite-nos saber quantos somos, como somos, onde e como vivemos. Os dados censitários sobre a população e o parque habitacional são fundamentais para o sector público e privado, bem como para os cidadãos em geral.

Os inquéritos realizados pelo INE, abordam temas específicos como o emprego, a saúde, a educação ou a utilização das tecnologias de informação, sendo dirigidos apenas a amostras da população (prévia e metodologicamente selecionadas).
Por outro lado, os Censos são exaustivos e extensíveis a todo o território nacional, permitindo recolher um leque de informação fundamental para o conhecimento e gestão do país (como demografia, educação, habitação e transportes). Os Censos 2021 são a oportunidade de fazer parte duma fotografia de conjunto do país, contabilizando e caracterizando a sua população residente e o seu parque habitacional num determinado momento – o momento censitário, definido como o dia 19 de abril de 2021.

O INE é a entidade responsável pela sua preparação e realização e conta com a colaboração do Serviço Regional de Estatística dos Açores, da Direção Regional de Estatística da Madeira, das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia.
A realização dos Censos 2021 rege-se pelo disposto na Lei 22/2008 de 13 de maio (Lei do Sistema Estatístico Nacional), que estabelece os princípios, as normas e a estrutura do Sistema Estatístico Nacional, e pelo Decreto-lei nº 136/2012 que define a orgânica do INE, sendo também objeto de legislação específica, quer europeia quer nacional.

Ao nível europeu a organização dos Censos 2021 é enquadrada por um regulamento base e por quatro regulamentos de implementação, e ao nível nacional pela Lei de autorização legislativa nº 6/2019 de 11 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 54/2019, de 18 de abril, que estabelece as normas a que deve obedecer a realização do XVI Recenseamento Geral da População e do VI Recenseamento Geral da Habitação.

Para mais informação consulte o link: https://bit.ly/3eklVhE

billboard_970x250