Sever do Vouga vai ter curso superior em Turismo ministrado pelo ISCIA

14 Julho 2021

A Câmara Municipal de Sever do Vouga, o Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (Aveiro) e a Escola Profissional de Aveiro, assinaram recentemente um protocolo com vista à criação, em Sever do Vouga, já no próximo ano letivo, do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Animação Turística e do Património Cultural e Natural. Este curso terá a duração de dois anos letivos (quatro semestres, sendo o último de formação em contexto de trabalho/estágio) e será o primeiro com carácter universitário (de nível V) a ministrar em Sever do Vouga.

De acordo com este protocolo, a Câmara Municipal de Sever do Vouga assume a responsabilidade de proporcionar um apoio geral e organizativo à realização do curso, de promover a sua divulgação junto da comunidade e da região, assim como apoiar alunos deslocados, sobretudo estrangeiros, proporcionando as melhores condições para a sua inserção na comunidade severense. A Escola Profissional de Aveiro disponibilizará as instalações necessárias ao funcionamento do curso no seu Pólo de Sever do Vouga - Edifício Vougapark, assegurando diferentes apoios de natureza logística. Ao ISCIA caberá assegurar a coordenação pedagógica do curso, e a disponibilidade dos meios pedagógicos e de apoio curricular necessários ao funcionamento do curso.

O CTeSP em Animação Turística e do Património Cultural e Natural visa preparar técnicos/as profissionalmente qualificados/as para conceber, planear, coordenar, gerir, implementar e dinamizar eventos turísticos e atividades de animação, garantindo o respeito pelos públicos-alvo, a legislação em vigor, a sustentabilidade, as normas de qualidade e segurança, a preservação do meio ambiente, a inclusão e a acessibilidade, estimulando o espírito empreendedor e inovador dos estudantes.

Esta nova oferta formativa pretende igualmente constituir-se como um ativo importante na prossecução dos objetivos da estratégia nacional de turismo, estando alinhada com os mesmos, assumindo-se ainda como uma proposta diferenciadora, na medida em que confere aos alunos e futuros profissionais do setor, de forma coerente, prática e integrada, um leque alargado e diversificado de conhecimentos científicos e técnicos, introduzindo temáticas como a sustentabilidade e a acessibilidade no turismo, a inovação, a internacionalização ou a qualidade e certificação.

Os diplomados estarão particularmente habilitados a desempenhar funções, de forma autónoma ou integrados em equipas, em:

- Empresas de animação turística;

- Empresas marítimo-turísticas;

- Outras empresas ligadas ao setor do turismo, nomeadamente empreendimentos turísticos, hotéis, restaurantes e empresas de organização de eventos, entre outras;

- Outras entidades, públicas e privadas, com intervenção no setor do turismo.

Mais informações acerca do curso e das candidaturas (já abertas) em www.iscia.edu.pt