Passar para o Conteúdo Principal

Não se deixe embalar. Pare para descansar

Naosedeixeembalar 1 1024 2500
13 Agosto 2021
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) associou-se à Campanha de Segurança Rodoviária da Brisa, “Não se deixe embalar. Pare para descansar”.
A decorrer entre os dias 03 e 31 de agosto, a campanha tem como objetivo alertar os/as condutores/as para os riscos da fadiga na condução.
 
Com o objetivo de sensibilizar os cidadãos durante as suas deslocações no período de férias, a ANSR vai estar amanhã, dia 14 de agosto, sábado, entre as 9h00 e as 18h00, nas Áreas de Serviço de Grândola, em ambos os sentidos da A2.
 
As pessoas contactadas vão poder avaliar os efeitos da fadiga na condução, através da utilização de uns óculos simuladores e terão acesso a estratégias para evitar a fadiga.
 
A campanha vai sensibilizar para outros comportamentos de risco na estrada, como a velocidade, campanha que está atualmente a decorrer no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização e que envolve a ANSR, a GNR e a PSP, sob o lema “Viajar sem pressa”.
 
A campanha conta ainda com dois programas e seis spots promocionais sobre os efeitos da fadiga na condução, emitidos pela Rádio TSF, entre os dias 18 e 21 de agosto, e com a distribuição de brindes publicitários na ação realizada no terreno.
 
No final, os/as condutores/as vão ser convidados a assinar um compromisso, tornando-se parceiros da causa que pretende envolver toda a sociedade no objetivo de atingir zero mortes na estrada:
 
▪ Previna os riscos - Certifique-se, com antecedência, que o seu veículo se encontra em perfeitas condições mecânicas. Verifique se tem consigo toda a documentação necessária.
 
▪ Utilize sempre o cinto de segurança - Verifique se todos os passageiros utilizam o cinto de segurança, mesmo nos bancos traseiros. Tenha presente que num acidente a 50 km/hora, acidente a 50 km/hora, o impacto é equivalente à queda de um terceiro andar.
 
▪ Não exceda os limites de velocidade - Quanto mais elevada for a velocidade, maior a probabilidade de perder o controlo do veículo. A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais.
 
▪ Mantenha a distância de Segurança - Para evitar uma colisão com o veículo que segue à sua frente, deve respeitar a distância de segurança, ou seja, a distância necessária para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade desse veículo. Só assim conseguirá antecipar o perigo e parar o seu veículo, se for necessário.
 
▪ Não se distraia - A atenção deve ser focada na condução. Evite distrações que desviem o olhar e não utilize o telemóvel, mesmo com o kit mãos livres. O mais eficaz é mesmo colocar o telemóvel no silêncio ou em modo de voo. Se precisar de o utilizar, pare em local seguro, designadamente numa área de serviço. Evite todas as outras distrações digitais.
 
▪ Não consuma álcool ou drogas - O álcool e as drogas têm consequências muito graves na condução. Afetam, progressivamente, as capacidades sensoriais, percetivas, cognitivas e motoras, incluindo o controlo muscular e o equilíbrio do corpo. A conduzir, lembre-se: Zero álcool e Zero drogas”.
 
▪ Descanse de 2 em 2 horas - Reconhecer sinais de cansaço como bocejos, pálpebras pesadas ou dificuldade de concentração, convida a parar de imediato em local seguro”.
 
Não se deixe embalar, pare para descansar. Contamos consigo para atingir as Zero Mortes na estrada.