Apresentado o concurso de ideias “Lança o teu futuro”

24 Janeiro 2022
O concurso de ideias “Lança o teu futuro”, já na sua sétima edição, deverá servir como “uma rampa de lançamento” para o aparecimento de novos negócios, defendeu o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Pedro Amadeu Lobo.

“O Município de Sever do Vouga está empenhado em incutir e em estimular o espírito empreendedor, criativo e inovador, designadamente junto dos nossos jovens”, afirmou.

O autarca falava esta segunda-feira na apresentação deste concurso, dinamizado pelo Vougapark - Centro de Inovação, instituição que tem procurado fomentar uma cultura de empreendedorismo em Sever do Vouga.

“O Vougapark tem uma incubadora de empresas e queremos que os jovens das escolas do nosso concelho desenvolvam ideias e possam criar os seus próprios negócios, instalando-os nesta estrutura”, disse Pedro Amadeu Lobo.

A iniciativa tem como público-alvo os alunos da Unidade das Tecnologias da Escola Profissional de Aveiro (EPA) e do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga (AESV) e pretende premiar e divulgar as ideias mais inovadoras.

Para a diretora do AESV, Maria do Rosário Tavares, o concurso permite dar a conhecer algum do trabalho que é desenvolvido em contexto escolar ao longo do ano letivo.

“Os alunos têm aqui uma oportunidade de experienciarem situações mais próximas da realidade”, sublinha, salientando que ao participarem em “experiências gratificantes” com estas características estão “a acrescentar valor no final, quando eles são colocados no mercado de trabalho”.

Também o Coordenador Técnico e Pedagógico da EPA, Paulo Quina, não deixa de elogiar o evento, que, de resto, tem acompanhado desde a primeira edição.

“Este concurso vem ao encontro daquilo que fazemos no nosso dia-a-dia, que é trabalho de propostas reais”, frisa. “Manifestamos, assim, total apoio a estas iniciativas que engrandecem tudo o que desenvolvemos na escola”, acrescenta.

Os jovens participantes no “Lança o teu futuro” - que tem o evento final marcado para 04 de maio - irão adquirir conhecimentos e ferramentas necessárias para poderem apresentar os projetos a um júri reconhecido na área do empreendedorismo e inovação.

Em disputa estão três prémios (de 200 euros cada) para os vencedores das categorias inovação tecnológica, inovação social e inovação territorial/turismo. Entre estes três premiados, sairá ainda o representante do município no concurso de ideias da região intermunicipal de Aveiro.

Os participantes selecionados irão receber um “kit” empreendedorismo e os dois estabelecimentos de ensino uma impressora 3D, para que os alunos possam apresentar os protótipos das ideias que desenvolvem.