Câmara Municipal e AFBV organizam jornada de sensibilização

02 Março 2018

A Câmara Municipal de Sever do Vouga, em estreita colaboração com a Associação Florestal do Baixo Vouga (AFBV) vai organizar jornadas de esclarecimentos e demonstrações práticas. A campanha de sensibilização, com ênfase na defesa da floresta contra os incêndios, decorre nos dias 8 e 9 de março, nas freguesias de Talhadas e Silva Escura (Bouças), respetivamente.

Dirigidas, sobretudo, aos proprietários de edificações e aos proprietários florestais de terrenos confinantes, agricultores e prestadores de serviços, as jornadas visam “aumentar a consciencialização sobre as medidas de proteção do território, bem como, para o perigo que representa o uso do fogo em espaços florestais e agrícolas, contribuindo para a alteração das atitudes de risco, para a diminuição do número de ignições e para o aumento da resistência do território à passagem do fogo”.

As ações, desenvolvidas na Região de Aveiro, em articulação com os municípios, freguesias e GNR, contemplam, como explica a Associação Florestal do Baixo Vouga, “a demonstração prática das regras e critérios previstos na legislação para a operacionalização das faixas de gestão de combustíveis na envolvente das edificações, aglomerados e restante rede secundária de gestão de combustíveis”.

No dia 8 de março, decorrem duas ações na freguesia de Talhadas, com concentração às 9h30 e 14h30, na sede da Junta de Freguesia local. No dia 9 de Março, é a vez da freguesia de Silva Escura, mais precisamente o lugar das Bouças, com concentração na Capela das Bouças, às 14h30.

Os interessados devem efetuar a sua inscrição através dos contactos da Associação Florestal do Baixo Vouga: 234 524 056 ou geral@afbaixovouga.pt.

Sessões Práticas