Concurso Intermunicipal de Leitura: primeiros finalistas severenses apurados

12 Março 2018

Já são conhecidas as primeiras finalistas severenses que vão participar no Concurso Intermunicipal de Leitura (CIL), cuja final decorre em Águeda, no dia 19 de maio. Rafaela Calvo Coutinho (1.º CEB) e Ema Clara Martins Leite Henriques (2.º CEB) venceram a primeira etapa da fase municipal que decorreu, no dia 7 de março, na Biblioteca Municipal e Agrupamento de Escolas. Falta conhecer os finalistas do 3.º CEB e Ensino Secundário que serão selecionados na segunda etapa da fase municipal, a 20 de abril.

Foi em ambiente de festa que decorreu a primeira etapa da fase municipal. Alunos entusiasmados e professores satisfeitos. O dia de trabalho, preenchido por momentos de partilha e convívio em que alguns pais puderam estar presentes, começou com os alunos do 1.º CEB a testarem os seus conhecimentos sobre o livro “Ismael e Chopin”, de Miguel Sousa Tavares. Apesar da excelente prestação de todos, tratava-se de um concurso e era necessário escolher quem, ainda que por uma pequena margem, se tivesse destacado. Rafaela Calvo Coutinho ficou em primeiro lugar, seguida de Valentina Luares Botero e Ana Leonor Tavares Portela.

Na parte da tarde, foi a vez de 28 alunos do 2.º CEB fazerem a prova escrita sobre o livro “Meu avô, rei de coisa pouca”, de João Manuel Ribeiro, tendo passado à fase oral oito alunos. Na presença dos colegas e de alguns pais, a diretora do Agrupamento de Escolas, a professora Rosário Tavares, e o vice-presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, Almeida e Costa, anunciaram os vencedores, não sem antes dar uma palavra de incentivo a todos os participantes, recordando a importância dos livros que são janelas abertas para o mundo. A prestação de Ema Clara Leite Martins foi a que mais se destacou, seguida de Maxime Dragus e Inês Martins Ventura.

A Câmara Municipal de Sever do Vouga presenteou os primeiros lugares com um cheque prenda, no valor de 50 euros, e os três primeiros classificados receberam um livro. Recorde-se que o CIL é promovido pela Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos 11 Municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal (CI) da Região de Aveiro. Proporcionar à comunidade educativa uma oportunidade renovada de estimular, nos alunos, o gosto pelo livro e pela leitura é o principal objetivo da iniciativa.